Arquivos

Ana Costa volta aos caminhos de Martinho

Em seu primeiro DVD Ana Costa faz uma viagem ao início de sua carreira e vai beber na rica fonte de Martinho da Vila. O compositor é homenageado no roteiro do show Pelos caminhos do som, lançado pelo selo Zambo Discos em parceria com o Canal Brasil e distribuição da Biscoito Fino. O show tem direção artística de Analimar Ventapane – filha de Martinho – e o vídeo tem direção assinada por Darcy Burguer.

Apesar de ser da geração e manter seu QG na Lapa carioca, Ana Costa vai além do habitual papel de intérprete de sambas. Sua boa obra autoral respira pop e areja parcerias especiais, como prova sua bela discografia. Aqui, em seu primeiro registro ao vivo – e também primeiro audiovisual – pisa com respeito e elegância na obra de Martinho da Vila. O compositor é tido como padrinho musical de Ana. Foi em seu lendário bar em Vila Isabel que a artista começou a se destacar e logo ganhou lugar na banda do sambista.

No roteiro do show o recorte escolhido por Ana no rico manancial da obra de Martinho é sua pesquisa por países que compartilham com o Brasil a língua portuguesa. O samba de Martinho visita Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde em uma importante pesquisa que rendeu o CD Lusofonia, lançado por ele em 2000.

Ana não deixa de lado grandes sucessos assinados por Martinho. Em sua festa passam Disritmia (belo duo com o baixo de Julio Florindo), Ex amorMadalena do Jucú e Odilê odilá. Com Zélia Duncan celebra Canta canta minha gente. Já com Mart’nália e Dirceu Leite (sopros) junta Calumba e Dança ma mi criola. Alceu Maia leva seu cavaquinho para Pelos caminhos do som, Marcelinho Moreira está na percussão e canta com Ana em Filosofia da vida, parceria dele com Martinho. Agrião também chega para participar de uma dobradinha com o homenageado em O pai da Alegria.

O homenageado – que durante o show aparece sentado na plateia – está com Ana Costa nos extras. Em ambiente íntimo os dois cantam juntos Brasil mulato e À volta da fogueira. Eles também estão juntos em um bate papo sobre o repertório.

Passeando pela obra de Martinho da Vila, Ana Costa fez um disco de samba com rico conteúdo. O roteiro não busca apenas seguir os sucessos de fácil aceitação ou ser trilha para festas. Soma e dá novo brilho a um repertório que é uma verdadeira e importante pesquisa sonora de Martinho da Vila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *