Compositor, produtor, historiador, arquivo vivo de histórias da música brasileira, Hermínio Bello de Carvalho completou 80 anos em 2015. Para comemorar a data redonda a gravadora Biscoito Fino preparou o CD Isso é que é viver – Hermínio, 80 anos, que traz 16 músicas com assinatura de Hermínio.
Com seleção assinada pelo próprio homenageado, o disco traz alguns de seus maiores intérpretes, como Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Chico Buarque, Elizeth Cardoso e Ney Matogrosso. Áurea Martins, Alaíde Costa e Vital Lima, que já dividiram ou dedicaram trabalhos com o compositor, também estão no CD.
Dez anos antes, na comemoração dos 70, a mesma gravadora lançou o box Timoneiro com cinco CDs e uma visão mais ampla da obra. O novo traz algumas faixas que faziam parte dessa caixa – já fora de catálogo. Casos dos fonogramas do álbum Lira do povo, lançado em 1985 pelo selo independente Taycon e reeditado na caixa.
Seu maior sucesso, Timoneiro, aparece com o parceiro Paulinho da Vila. Mas é Chico Buarque quem abre o disco pisando em Chão de esmeraldas, composição dos dois. Parceria póstuma com Jacob do Bandolin, Doce de coco vem na voz de Ney Matogrosso enquanto Alaíde Costa canta Cobras e lagartos, de Hermínio e Sueli Costa. Como bônus no fim do disco traz a acolhedora Amigo é casa, com Zélia Duncan e Simone.
Sempre é válido comemorar e lembrar nomes importantes como o de Hermínio. Esse novo CD, no entanto, é indicado para quem não tem a caixa lançada em 2005.