Sem eletrônicas ou estéticas modernas, a jovem cantora carioca Aline Paes mergulha no Brasil em seu CD de estreia. No álbum Batucada canção, lançado pela Biscoito Fino, traz repertório nada óbvio que passa por compositores como Caetano Veloso, Dorival Caymmi mas também em novos nomes como Thiago Amud e Bernardo Aguiar, co-produtor do álbum ao lado da cantora.
Aline é cantora das grandes: segura e afinada, sem perder a graça na voz. O Brasil passa por seu canto com naturalidade. Em Destoada, de Guinga e Paulo César Feital, pergunta “Cadê meus Jobins? / Cadê meus sabiás?”. Mas o questionamento de Aline não é a cartilha do protesto, e sim a receita de quem sabe e faz. Em Chegada mistura sambas de roda tradicionais, de domínio público, com Congo vadio, composição de Bernardo Aguiar (ele também um artista que busca essa cartilha brasileira em seu Pandeiro Repique Duo).
No CD Aline peneira tudo para sua praia. Desde um lado B de Caetano Veloso, Zera a reza, até um clássico de Dorival Caymmi, Quem vem pra beira do mar, ambas respirando novidades. Já o jovem compositor carioca Thiago Amud aparece com De ponta a ponta tudo é praia-palma, que batizou seu mais recente álbum.
Aline Paes entra pelo Brasil através de suas festas, de seus ritmos ricos. Nesse grande disco de estreia soube pegar informações da tradição popular com um toque de sofisticação. Batucada canção é aula para se conhecer a música do país – aquela que não chega nas rádios e TVs.