Arquivos

Betão Aguiar mapeia ritmos do Pará

O músico e pesquisador Betão Aguiar segue a documentação de ritmos populares na série Mestres navegantes. Com patrocínio do projeto Natural Cultural, dessa vez Betão se concentra em dois lados da rica cultura paraense: Boi Bumbá e Carimbó. Além da edição em CD duplo, o material também está disponível para download gratuito no SoundCloud.

Terceira etapa do projeto Mestres navegantes, esse álbum é apenas o primeiro volume dedicado ao Pará. A pesquisa se concentrou nas regiões do Salgado Paraense e da Ilha de Marajó. Betão partiu de pesquisa inicial dos músicos Edgar Chagas e Junior Soares e procurou montar um painel diversificado dos gêneros abordados, escolhendo apenas seis representantes de cada um.

O CD traz os Bois Ponta de Ouro, Lapichinha, Pai do Campo, Estrela Dalva, Malhadinho e Faceiro. Já o Carimbó, que recebeu título de patrimônio imaterial brasileiro, é representado pelo Carimbó Beija-Flor, Saionara do Mestre Macaco, Mestre Regatão, Sereias do Mar, Sabiá da Amazônia e Mestre Diquinho e Tambores do Pacoval. As gravações foram todas feitas ao vivo, mantendo a pulsação da festa de cultura popular.

Mestres navegantes segue sua missão sem fim de mapear a música feita no Brasil. Enquanto a globalização vai tornando muitas manifestações parecidas e sem alma, Betão Aguiar – que é filho do novo baiano Paulinho Boca de Cantor – se dedica a registrar riquezas que muitas vezes estão vivas apenas na tradição oral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *