Anos 50. Tarde de sábado no Rio de Janeiro, auditório cheio e orquestra pronta para mais um programa transmitido pela Rádio Nacional: “Queridos ouvintes, Angela Maria canta!”. Históricas gravações do programa estrelado pela cantora estão reunidas em quatro CDs no box Rainha do Rádio, lançado pelo selo Discobertas.
Angela já era grande sucesso, tendo conquistado o título de Rainha com recorde de 1.464.906 votos. No programa, com patrocínio do Colírio Moura Brasil e – em alguns – do Celion, Angela canta os compositores de sucesso da época como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Ary Barroso, David Nasser e Luis Antonio. De seu repertório Angela canta sucessos como Orgulho, Lábios de mel, Escuta, Recusa e Vida de bailarina. O primeiro CD traz dueto com o cantor João Dias, com quem em 1956 Angela gravou três discos. Mas também mostra a obra inicial do jovem Tom Jobim com Não devo sonhar e A chuva caiu (parceria com Luis Bonfá).
A caixa reúne 54 gravações feitas entre 1955 e 1956 com regência do maestro Chiquinho. Os álbuns trazem também a participação dos locutores Oswaldo Moreira e Lúcia Helena mantendo o clima do programa. Mas é a própria Angela Maria quem anuncia as músicas que vai apresentar. Como de costume nos lançamentos do selo, com produção de Marcelo Fróes, a ficha revela curiosidades importantes. Nesse caso registra a data exata da transmissão dos programas.
Abrir o acervo das rádios pode revelar pérolas da fase pré-bossa da música brasileira. A caixa dedicada a Angela Maria traz a cantora com toda potência da voz que encantou o país. Uma viagem a um tempo em que a televisão ainda não era o grande veículo de massa.