Jackson do Pandeiro ganha retrospectiva no box Anos 60, nova produção de Marcelo Fróes para seu selo Discobertas. A coleção traz três discos de carreira lançados pelo artista paraibano entre 1966 e 1968, além de um álbum com raridades editadas em compactos na mesma época.
Jackson já vinha fazendo grande sucesso na década anterior primeiro sozinho e depois ao lado da parceira e esposa Almira. Nos dois primeiros discos dessa fase o casal ainda aparece junto na capa, mas eles se separariam em 1967 desfazendo assim a dupla.
O primeiro disco da coleção, O cabra da peste, traz selo da Continental e tem nitidamente o melhor som de todos – a contracapa anuncia a participação de uma orquestra na gravação. Os demais mostram Jackson longe das grandes gravadoras, fazendo seus lançamentos pelo pequeno selo paulistano Cantagalo: A braza do norte (67) e Jackson do Pandeiro é sucesso (68). O álbum Mais um pouquinho traz repertório lançado em cinco compactos também pelo selo Cantagalo, entre 1966 e 1969. A fase não é a de maior sucesso de Jackson, mas traz o mestre do ritmo em plena forma com ótimo repertório, mantendo suas divertidas histórias e crônicas em forma de música.
Em 2011 o selo Discobertas já havia lançado um CD com gravações inéditas em gravações ao vivo de Jackson. No ano seguinte editou DVD com sua participação no programa MPB Especial, de 1972. A valiosa caixa que chega agora ao mercado segue a nobre missão do selo em descobrir e reeditar a obra de grandes nomes da música brasileira.