Arquivos

Carminho canta Tom Jobim com sotaque

A comemoração pelos 90 anos de Tom Jobim ganhou uma homenagem com sotaque lusitano. A cantora portuguesa Carminho veste com ares de sua terra a obra do compositor no álbum Carminho canta Tom Jobim. Lançado no Brasil pela Biscoito Fino, o CD tem participações de Fernanda Montenegro, Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia.

Esse quarto disco da festejada cantora aproxima ainda mais seu canto da música brasileira. Se no trabalho anterior já insinuava aproximação entre as culturas, agora os laços estão mais próximos. Depois de sua incrível interpretação para Sabiá, destaque no documentário sobre Chico Buarque, Carminho mergulhou fundo na obra de Tom.

O álbum tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Jobim, filho de Tom, que está ao violão. Os músicos escalados são todos muito próximos de Tom e sua Banda Nova: Daniel Jobim (neto de Tom, ao piano), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria). Mas o canto de Carminho leva a bossa para os caminhos do fado com coração aberto.

Ela imprime a dramaticidade da música popular portuguesa na obra repleta de clássicos como WaveA felicidadeInútil paisagem e – claro – volta ao vôo da Sabiá que já é sua. Nessa faixa conta com a luxuosa participação de Fernanda Montenegro lendo trecho da Canção do exílio de Gonçalves Dias. Com Marisa Monte divide vocais na bela Estrada do sol enquanto Chico Buarque é convidado para cantar Falando de amor e Maria Bethânia aparece com sua força em Modinha.

Carminho não descaracterizou seu canto para chegar perto de Tom Jobim e aí está um grande mérito do disco. É um Tom diferente da bossa com que estamos acostumados. Um dos compositores mais gravados no mundo aqui é pintado com cores mais pesadas. Meio pro fado meio pra bossa, um belíssimo encontro de culturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *