Arquivos

Dona Ivone Lara ganha Sambabook

Depois de render homenagens a Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e João Nogueira, a série Sambabook estende seu tapete vermelho para Dona Ivone Lara. Em 26 faixas (em CD duplo, DVD e Blu ray pelo selo Musikeria), passam grandes nomes da música brasileira.

O formato é o mesmo de sempre. Com arranjos do mestre Alceu Maia, uma banda está em estúdio ensaiada para acompanhar convidados. O resultado não pulsa como o fundo do quintal, o tom é mais sóbrio e correto, seguindo a partitura. O registro é formal e limpo mantendo quase sempre o mesmo padrão para receber a lista plural de nomes.

O primeiro número traz Maria Bethânia pisando em solo clássico com Sonho meu, seguindo para Martinho da Vila em Andei pra curimã e Caetano Veloso em Alguém me avisou. A passarela traz nomes habituais de várias gerações do samba: da Lapa de Teresa Cristina (Agradeço a Deus) até o Cacique de Ramos de Zeca Pagodinho (Minha verdade). Jovens nomes já íntimos do público prestam reverência a Dona Ivone: Aline Calixto (Não chora neném) e Mariene de Castro (Sorriso de criança) mas também apresenta Lu Carvalho (Bodas de ouro). Passam ainda artistas que, se não são necessariamente do samba, estão sempre passando pelas rodas como Zélia Duncan (Tendência), Elba Ramalho (Sereia Guiomar) e Vanessa da Mata (Acreditar).

A primeira novidade fica com Criolo, fora do seu habitat em Tiê. Diogo Nogueira, que assina a supervisão artística do projeto, faz a diferença e traz uma parceria inédita com a homenageada em Amor relativo. O destaque fica para o inusitado: o sublime encontro do bandolim de Hamilton de Holanda com a cantora portuguesa Carminho em Nasci para sonhar e cantar. A elegância de Wilson das Neves (Os cinco bailes da história do Rio) precede o momento em que Dona Ivone Lara divide com os convidados (gravados separadamente ou em pequenos grupos) o clássico Sonho meu.

O projeto Sambabook vai além dos registros do repertório de grandes nomes do samba, e incluem ainda livro, entrevistas e depoimentos. Dona Ivone Lara é nome importante e merece todas as reverências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *