Há cinco anos morando na Espanha, o cantor e compositor niteroiense Fred Martins visita o Brasil para lançar seu novo trabalho. Gravado em Portugal com participações globalizadas, o CD Para além do muro do meu quintal ganha edição nacional pelo selo Sete Sóis e distribuição da Tratore.
Autor de sucessos conhecidos com Zélia Duncan, Ney Matogrosso e Maria Rita, Fred é compositor inspirado, com obra rica e ampla que engloba de sambas a delícias pop. Dois de seus sucessos são retomados no álbum: Flores (parceria com Marceo Diniz) e Novamente (feita com Alexandre Lemos). Fred visita músicas importantes em sua carreira como Tempo afora, que abre seu segundo álbum (2001) e batizou seu DVD (2008).
Ele vai ainda mais longe e volta a Noite de São João, poema assinado por Alberto Caeiro – um dos heterônimos de Fernando Pessoa. A música, destaque de seu primeiro LP lançado em 1991 pelo selo Niterói Discos, traz o verso que batiza o novo trabalho e ilustra a ponte cultural promovida no novo álbum.
Com produção musical do pianista e arranjador açoriano Paulo Borges, o álbum tem participação da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira em O samba me diz e do cantor brasileiro Renato Braz na inédita Terras do sem-fim, que abre o disco.
Radicado na Galícia e de lá participando de festivais e shows pela Europa, Fred revê a carreira e se apresenta para um novo público com esse álbum. Para além do muro do meu quintal tem lista globalizada de participações, mas a alma é brasileira e deixa claro o grande talento de Fred para criar canções envolventes. Para mostrar ao mundo o que é íntimo.