O cantor e compositor Gustavo Macacko apresenta o álbum Despontando para o anonimato. Produção independente, o disco inova desde seu lançamento: foi apresentado em três trilogias de músicas disponibilizadas na internet. Nove músicas no ar, nasce o álbum físico completo, que vem embalado em formato de Bíblia com caprichada arte gráfica.
Gustavo traz informações sobre diversos estados brasileiros. Goiânio nascido em família nordestina mas registrado em Minas, é capixaba de coração e mora no Rio nos últimos três anos. Sua música é um pop/rock orgânico bem azeitado com referências livres e letras bem sacadas. Gustavo se mostra ótimo compositor capaz de manipular bem as palavras em busca de efeitos e trocadilhos, como deixa claro desde o antenado e irônico título.
O álbum destaca a participação da cantora Júlia Bosco, esperta em Mulher independente. O pernambucano Otto participa em Cada Fernando uma Pessoa, que brinca com os heterônimos do poeta português. A música é a primeira parceria de Otto e Macacko com Tchong. Ao longo do disco Gustavo ainda assina dobradinhas com Luis Carlinhos, Perez Lisboa, Musão, Maurício Baia, Carlos Sales e Tais Alvarenga.
Despontando para o anonimato é o primeiro disco do artista em sua temporada no Rio (em 2010 lançou álbum de estreia ainda vivendo no Espírito Santo). Mantendo no álbum o formato de três trilogias de três músicas, se revela ótimo compositor plantando boas surpresas no caminho.