Arquivos

Ithamara Koorax lança novo CD ao vivo

Comemorando 25 anos de carreira, Ithamara Koorax faz uma ponte com seu primeiro CD (a rigor lançado em 1993) e volta a editar um registro ao vivo. Se o primeiro foi gravado em um show na Sala Funarte (Rio de Janeiro), esse novo mostra o prestígio da cantora viajando no circuito do jazz mundial. O álbum Alla round the world, editado na parceria do selo JVR com a JazzVision, foi gravado durante sua turnê de 2014 com 111 apresentações em diferentes países. Lançado primeiro na Ásia – como de costume em sua carreira – o CD já tem edições garantidas na Europa (junho) e EUA (setembro).

Colecionando prêmios e menções em listas de melhores do ano de publicações prestigiadas – há 12 anos consecutivos figura entre as dez melhores cantoras de jazz da DownBeat – Ithamara Koorax globaliza seu repertório mostrando a sofisticação da música brasileira. Seja com o soul brasileiro Primavera, com o balanço de A rã ou com bossas clássicas como Ela é carioca em arranjos assinados pelo produtor e percussionista Arnaldo DeSouteiro. A cantora ousa inserindo uma inesperada leitura hip hop em Água de beber, gravado na Inglaterra. Essa faixa ainda ganha edição em vinil com dois remixes. Também da terra da rainha vem a gravação de Mas que nada, que fecha o disco e é presença garantida em todas suas apresentações.

Nesse disco Ithamara mostra versão em português assinada por Jorge e Waly Salomão para o clássico soul Human nature. Seu repertório internacional vai desde My favourite things, do filme A noviça rebelde, até Up from the skies, composição de Jimi Hendrix. Tudo em sintonia com músicas como (também recriada e ousada) Cala a boca menino, de Dorival Caymmi, e Black is beautifiul, de Marcos e Paulo Sérgio Valle. É coerente no medley que junta Brazilian rhyme com What´s going on?. Com habilidade insere citações surpreendentes que vão desde A carrocinha pegou até Cry me a river.

Entre o primeiro álbum e esse novo há um hiato de 23 anos. Nesse período a carreira de Ithamara se aproximou do jazz, propondo experiências e inovações. Apesar de realizar sempre apresentações e temporadas de sucesso no Brasil, é no circuito internacional que a cantora encontra maior repercussão. O repertório hoje é mais internacional, a banda maior e os arranjos mais elaborados. Mas, se muita coisa mudou, o impacto causado por sua voz permanece intacto encantando plateias do mundo com uma fina e arejada visão da mais sofisticada música brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *