Os 70 anos de Ivan Lins (completados em 2015) ganham comemoração com um lançamento histórico: o selo Discobertas, expert em descobrir tesouros nos arquivos dos artistas brasileiros, lança o box Anos 70. Em três CDs a rica obra do compositor soma momentos até então inéditos: dois ao vivo gravados em 1975 e um terceiro com registros em estúdio.
Começando a ser ouvido no país – reconhecimento conquistado principalmente como compositor de Madalena e O amor é o meu país – a voz de Ivan retrata tempos políticos em sua poesia. A década é de consolidação da carreira do artista, que pouco depois ganharia as rádios com repertório romântico.
Os dois primeiros discos do box trazem registros de shows ao vivo, ambos gravados em 1975 . O primeiro no Teatro Paiol em Curitiba e o seguinte em São José do Rio Preto, em novembro daquele ano. O repertório traz composições de Ivan em parcerias com Gilson Peranzzetta, Vitor Martins e Ronaldo Monteiro de Souza. Mas também dá voz ao samba-protesto de Zé Keti no clássico Opinião (apenas no primeiro) e Acender as velas (nos roteiro dos dois). Ivan era acompanhado por uma banda formada por Gilson Peranzzetta (teclados), Ricardo Pontes (flauta e sax), João Corte (bateria) e Fred Barbosa (baixo). O período fica entre o quarto e quinto discos de Ivan, Modo livre (1974) e Chama acesa (1975), que recentemente ganharam caprichadas reedições.
Três anos depois desses shows, Ivan entrou no Estúdio Eldorado, em São Paulo, para registrar diversas músicas que permaneceram inéditas. Essas pérolas estão no terceiro CD da caixa, incluindo a inédita Por cima dos ossos. A afinada e bela voz de Lucinha Lins aparece nos vocais dessa e como solista em três parcerias de Ivan com Ronaldo: Desalento, Eu preciso de silêncio e Esse pássaro chamado tempo.
Como é de costume nas edições do selo, comandado pelo produtor Marcelo Fróes, o tratamento do áudio é excelente, na caprichada masterização de Ricardo Carvalheira. E os encartes trazem letras, fotos de época e créditos da banda, valorizando o trabalho de pesquisa.
O acesso ao arquivo de Ivan Lins revela delícias que ganham ainda mais valor com o tempo. Nos quarenta anos que separam as gravações de seu lançamento, Ivan consolidou sua carreira no Brasil e no exterior. O retrato do artista quando em tempos de construir essa estrada é belo e coerente.