Prestes a completar 80 anos, João Donato prepara uma série de comemorações. Entre elas está o lançamento de dois CDs que se completam, gravados durante show no já fechado Studio RJ. Os álbuns Live Jazz in Rio – O couro tá comendo! (o volume 1) e Live Jazz in Rio – O bicho tá pegando! (o segundo) saem pelo selo Discobertas em parceria com a Acre Musical. Os discos são comercializados de maneira inédita: enquanto o primeiro está à venda em lojas e sites, o volume dois só pode ser adquirido nos shows do artista.
O show de Donato que rendeu os álbuns encerrou a série Festival Jazzmania 30 anos em dezembro de 2013, comemorando a história da casa que ocupou o endereço antes do Studio RJ. Donato (ao piano e cantando alguns números) se apresentou acompanhado por Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (contrabaixo) e Ricardo Pontes (sax e flauta).
Apesar de comemorar a data redonda, os discos não são apenas retrospectivos. O segundo volume traz novidades como Bolero digital(parceria com Nelson Motta), Menina do cabelão (com Gabriel Moura) e Noite clara (com o cantor Mihay, que também participa da faixa). No primeiro volume traz releitura para música de Dorival Caymmi (Cala boca menino), além de viajar no jazz com Song for my father(Horace Silver) e Paradise found (Shorty Rogers).
De seu repertório, entre sucessos e outras menos conhecidas, traz parcerias com Gilberto Gil (Bananeira e Emoriô), Tom Jobim (Quando a lembrança me vem), Martinho da Vila (Suco de maracujá e Gaiolas abertas), Paulo Moura (Na Barão de Mesquita) e Lysias Enio (Até quem sabe e Amazonas). Os discos discos se completam e conversam: no roteiro do primeiro CD, Nasci para bailar aparece como bônus no segundo, enquanto a música O bicho tá pegando faz o caminho inverso.
O som moderno de João Donato merece sempre ser ouvido e comemorado. Nesse registro, à vontade, Donato mostra a liberdade de seus shows e valoriza o diálogo entre os músicos.