Arquivos

João Senise chama Tim Maia pra seu ambiente jazz

Cantor sempre associado ao mundo do jazz, João Senise se lança na aventura de reler o repertório de Tim Maia no álbum “Chama o síndico”. Lançado nesse final de 2018 pelo selo Fina Flor, o disco tem arranjos do maestro Gilson Peranzzetta.

No álbum Senise chama Tim Maia para seu ambiente, seja nos clássicos soul ou nas baladas românticas. A leitura é a partir de seu universo visitando o repertório de Tim. Depois de cinco álbuns lançados – entre eles tributos a Ivan Lins e Frank Sinatra – esse é curioso justamente por buscar uma referência mais longe de seu universo.

João Senise se apaixonou pela obra de Tim Maia quando tinha apenas sete anos de idade. Dois anos depois, quando o cantor morreu, fez um álbum com recortes de notícias e sobre a obra de Tim Maia. O álbum foi pensado como uma homenagem lembrando os 20 anos do falecimento do ídolo.

O repertório é baseado na obra de Tim como intérprete, abrindo um horizonte amplo que inclui composições de Gonzaguinha, Cassiano, Marcos e Paulo Sérgio Valle e da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas. Traz clássicos para sempre associados a Tim como “Você”, “Não quero dinheiro”, “Primavera”, “Me dê motivo”, “Gostava tanto de você”, “Réu confesso” e “A festa de Santo Reis”.

O álbum tem participações muito especiais. Ivan Lins faz dueto em “Primavera”, enquanto a voz de Áurea Martins vem em “Um dia de domingo” e Leny Andrade volta a cantar “Saigon” – música pouco associada a Tim Maia. O grupo Cama de Gato é o convidado de “Lindo lago do amor”. O maestro Rildo Hora leva sua gaita para Azul da cor do mar”.

João Senise é filho do saxofonista Mauro Senise (presente em todas as faixas do álbum) e enteado do maestro Gilson Peranzzetta. Criado nesse ambiente musical luxuoso, com 30 anos o cantor tem formação sólida – começou seus estudos no prestigiado Centro Musical Antonio Adolfo aos quatro anos. A escolha pelo caminho do jazz é apropriada para sua voz doce e afinada.

Com seis bons discos na bagagem Senise confirma sua personalidade artística coerente e sofisticada. Deslocado em sua geração de artistas, sem se encaixar nos grupos ou movimentos da cena jovem, transita em ambiente nobre seja em suas escolhas ou parcerias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *