Uncategorized

Lúcia Menezes ilumina pérolas

A cantora cearense Lúcia Menezes lança novo trabalho. O álbum Lúcia, editado pela Biscoito Fino, é na verdade o sexto título de sua carreira, mas também o quarto que gravou desde que passou a viver no Rio. Nesse novo disco Lúcia recebeu para participações os irmãos Chico Buarque e Miúcha.

Em seu estado natal lançou um disco dedicado a composições de Fagner e Belchior e outro álbum ao vivo festejando sua sintonia com Carmen Miranda. Desde 2005, no entanto, Lúcia Menezes encontrou uma receita que chega a grande momento no novo trabalho. O repertório – inusitado e inteligente – é selecionado a partir de um baú de memórias da cantora ao lado de seu marido Nelson Silveira e do produtor José Milton. Os arranjos ficam divididos entre Cristóvão Bastos e João Lyra. O belo time produziu essa jóia que escapa do lugar comum.

No novo álbum Lúcia Menezes recebe dois convidados. Com a amiga Miúcha canta a bela Sonho de marinheiro, parceria de João Donato com Fausto Nilo. Já Chico Buarque – compositor sempre presente no repertório de Lúcia – divide os vocais em Desencontro, na verdade um belo encontro de vozes.

O disco até poderia, mas não se resume a esses dois luxos. O repertório lembra delícias como Enquanto engomo a calça (Ednardo e Climério), Recado (Djalma Ferreira e Luiz Antônio) e Mudando de conversa (Hermínio Bello de Carvalho e Maurício Tapajós). Cai no carnaval pós-tropicalista de Jorge Mautner e Nelson Jacobina na rara Bem te viu e ilumina a Lourinha, de Fred Falcão e Arnaldo Medeiros.

Lúcia traz duas inéditas sem perder o padrão de qualidade e interesse das demais pérolas: Viola e sanfona, parceria de João Lyra e Paulo César Pinheiro, e Devolve, de Angela Brandão. Completam o disco outras delícias descobertas de seu baú: Esperança vã (Marcelo Tupynambá), A letra I (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), Sete cantigas pra voar (Vital Farias), Zé Piaba (Zé da Flauta) e A Fia do Chico Brito(Chico Anysio).

Com doçura e sabedoria, Lúcia Menezes mostra sua visão de um Brasil rico de ritmos e poesias. Valorizando sempre belas composições e jogando nova luz em cima de músicas menos lembradas, faz de Lúcia um álbum tão importante quanto delicioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *