Arquivos

Margareth Menezes canta Gil e Caetano

Longe das pautas políticas e polêmicas das últimas semanas, a obra de Caetano Veloso e Gilberto Gil ganha releituras de Margareth Menezes no DVD Para Gil & Caetano. Gravado ao vivo no Rio de Janeiro sob direção de Darcy Burger, o show tem lançamento pela gravadora Coqueiro Verde em parceria com o Canal Brasil.

Margareth é cantora ligada ao axé baiano. Mas justamente longe do som do carnaval fez seu melhor trabalho. A banda em formato econômico (violão, baixo, bateria e programações) é delicada para o vozeirão de Margareth, em destaque o tempo todo. O cenário com belas projeções – que por vezes entram em primeiro plano na edição – orna com o clima do espetáculo. Mas o conceito do DVD estaria mais confortável em um ambiente intimista e acolhedor, ao contrário do Vivo Rio onde foi gravado.

Margareth tem ousadia e brilha longe do clima de festa arrasta quarteirão. Especialmente na releitura para Como 2 e 2, na delicada Alguém cantando, no ritmo de Vamos fugir e ainda na força de Reconvexo. Mesmo em números mais festivos como Andar com fé, o trabalho dá espaço para delicadezas que não cabem nos trios de Salvador.

Nesse álbum Margareth Menezes aceita riscos. Boa surpresa é a participação de Saulo Fernandes. Longe da alegria obrigatória do axé, o cantor se mostra ótimo intérprete em Eclipse oculto. Em outro extremo é o doce suingue bossa de Rosa Passos que encontra Margareth em Eu vim da Bahia, também com ótimo resultado. Diretor musical e violonista, Alexandre Leão mostra dois bons momentos solo como Força estranha e Meu bem, meu mal.

Gilberto Gil faz grande número com Margareth em Deixar você. O homenageado segue em cena juntando seu filho Bem Gil e Moreno Veloso em Clichê do clichê, e ainda Preta Gil em Refazenda. Os filhos seguem em cena em Panis et circesis. Em estúdio Margareth se junta a Caetano Veloso em Luz do sol e Uns.

O DVD é boa surpresa para fãs de Margareth Menezes e também para aqueles que não entram no seu trio de axé. Com concepção moderna e enxuta, Margareth valoriza sua interpretação longe da festa e perto de grandes músicas da obra de Gil e Caetano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *