Arquivos

Martie estreita laços com música brasileira

Foi a música brasileira que trouxe a cantora e compositora holandesa Martie para o país. Essa história, preparada com tempo e cuidado, tem seu primeiro capítulo registrado no CD Quem te viu, que tem lançamento simultâneo na Europa, EUA e Japão. O álbum marca também a entrada no país do selo Dot Time Records – especializado em jazz – e aqui ganha distribuição da Tratore.

No CD fica claro que Martie não é apenas mais uma estrangeira que se encantou com os ritmos brasileiros e ouve de longe. Para cantar esse repertório Martie fez uma imersão na cultura, estudou, aprendeu, viveu, conviveu. Sua formação como musicista na Holanda serviu de base para um estudo sério e profundo. Hoje Martie pode se aventurar pela história da música brasileira com leve sotaque na voz e muita intimidade nas harmonias.

O disco, que tem caprichada produção dividida entre a cantora e o pianista Claudio Dauelsberg, passeia por clássicos brasileiros repaginados com roupagem contemporânea. O repertório busca Chico Buarque (Quem te viu, quem te vê, que abre e batiza o disco), Dorival Caymmi (o irresistível Vestido de bolero e a Oração da Mãe Menininha) e Assis Valente (ousada em encarar Uva de caminhão).

As cores de um nordeste jazzy estão no Xote das meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, enquanto ao piano a própria cantora descobre Adriana, pérola de Roberto Menescal e Lula Freire. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, de Roberto e Erasmo Carlos, ganha leve tratamento eletrônico, assim como a levada criada para Nasci para bailar, de João Donato e Paulo André Barata. Martie também faz o caminho contrário e traz cores brasileiras para o clássico beatle Blackbird e o bolero Besame mucho. A compositora aparece em apenas uma faixa: na bela Soneto da estreia, parceria com o letrista Mauro Aguiar.

Uma pequena prova desse álbum já tinha sido apresentada um ano antes com a edição de um EP. Agora com o álbum completo Martie estreita ainda mais os laços com o país. Se no canto se percebe um leve e charmoso sotaque, seus laços com o Brasil são próximos e íntimos através da música. Com Quem te viu Martie se credencia a mergulhos mais profundos e até a levar a boa música brasileira para atentos e exigentes ouvidos do mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *