Saxofonista que já dedicou álbuns com releituras instrumentais para Edu Lobo, Sueli Costa, Noel Rosa e Dolores Duran, Mauro Senise aborda agora composições de Gilberto Gil. No CD Amor até o fim, lançado pelo selo Fina Flor, o músico destaca a riqueza da obra em treze canções de Gil.
Gilberto Gil é dos mais geniais compositores de sua geração, tendo ao longo de mais de 50 anos de carreira construído uma obra tão rica quanto plural que o coloca entre os maiores artistas contemporâneos. O próprio Senise define muito bem seu homenageado: “Gil é titular nas onze: toca um violão campeão, compõe melodias lindíssimas, canta com muita personalidade, escreve letras geniais e, quando sobe no palco, arrasa!”, explica no release que apresenta o álbum para a imprensa.
Qualquer recorte dessa obra pode agradar, jogo ganho destacando a pluralidade do artista. Ainda mais no sopro inspirado de Senise, que soma um time de outros treze grandes músicos nessa empreitada que mistura samba e jazz de forma quente. O papo aqui é entre mestres. Senise se alterna entre flauta, sax soprano, sax alto e até o piccolo no Expresso 2222 que fecha o disco levando para circular (ainda) no futuro.
A participação de Gilberto Gil é inusitada: com sua voz doce e zen, o compositor declama a letra de Preciso aprender a só ser acompanhado pelo vibrafone de Jota Moraes (que também assina o arranjo) e o sax de Senise. Momento de deleite e deixa para a melodia que segue em nove minutos de beleza.
O repertório é rico nos balanços de Gil como Mancada, Ladeira da preguiça, Procissão e Amor até o fim. Passa pelas musas Drão e Flora – ambas com arranjos e piano de Cristóvão Bastos – e pela paisagem na janela de Refazenda. Parceiro de Senise em um duo que já soma mais de duas décadas, Gilson Peranzzetta está, pianos e arranjos, em Mancada e Eu vim da Bahia.
O CD vem acompanhado de um DVD que mostra o making of das gravações com trechos registrados no estúdio e depoimento dos músicos. Rico material para um álbum que tem muito assunto para contar.
O resultado é uma festa que celebra a riqueza da obra de um de nossos maiores artistas. Gilberto Gil é ponto de partida para a festa promovida por Senise e colegas do mesmo naipe. Amor até o fim para todos.