Arquivos

MPB4 tem três discos reunidos em caixa

Três importantes títulos da discografia do grupo vocal MPB4 ganham edição luxuosa na caixa Três tons, editado pela Universal Music. Com seleção de títulos e textos do pesquisador Thiago Marques Luiz, a coleção foca a obra do grupo entre 1975 e 1980. Comemorando 50 anos de carreira em 2016, o grupo tem esses discos editados pela primeira vez em CD.

A coleção pega uma grande época do grupo. O primeiro título é de 1975, quando o MPB4 comemorava uma década de atividade profissional. O álbum 10 anos depois tem faixas com arranjos de orquestra escritos por Wagner Tiso, além dos arranjos vocais de Magro – marca registrada e requintada do quarteto. As meninas do Quarteto em Cy – grupo vocal feminino que sempre esteve em sintonia com a carreira do MPB4 – participam em três músicas.

No ano seguinte veio o álbum Canto dos homens, segundo título da caixa. O álbum trazia composições recentes de Chico Buarque, Edu Lobo, Gonzaguinha e Ivan Lins. A dupla formada por João Bosco e Aldir Blanc tem três gravações: Bola ou búlicaO ronco da cuíca e Foi-se o que era doce. A curiosidade fica por conta da participação de Milton Nascimento tocando violão em Moreno, parceria dele com Fernando Brant. No encarte a participação é assinada por Catubi para evitar problemas com liberação de gravadora (Milton era contratado da EMI).

Fechando a caixa, o MPB4 abre a década de 80 com Vira virou. O disco marcava a estreia do grupo na recém formada gravadora Ariola – depois de 15 anos na Philips. O som vinha modernizado pela participação de jovens músicos – e ganhou as rádios com A luaOlhar de cobrae a faixa título – até hoje marcada pela gravação do grupo. O álbum lançou a inédita Bilhete com arranjos de Ivan Lins (parcerido de Vitor Martins na composição). A música faria sucesso dois anos depois com Fafá de Belém.

O MPB4 tem uma história muito bonita na música brasileira, desde a parceria com Chico Buarque na época dos festivais, até os dias de hoje resistindo bravamente mantendo o ótimo nível musical. Os três discos da caixa servem de aperitivo para uma discografia que merece ser revista e mais ouvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *