A cantora espanhola Estrella Morente se junta ao violonista Niño Josele para visitar clássicos da música brasileira no CD Amar em paz, editado aqui pela Sony Music. Com produção do cineasta Fernando Trueba, o repertório traz versões para composições de Tom Jobim, Pixinguinha, Dolores Duran, Villa Lobos, Vinicius de Moraes entre outros.
O relacionamento de Estrella com a música brasileira não é novo. Seu pai, que faleceu em 2010, era fã dos compositores e amigo do produtor. Fernando fez a seleção de músicas, e escreveu as letras em espanhol especialmente para esse projeto que marcaria o reencontro da cantora com o violonista flamenco, ganhador de um Oscar e quatro Grammys. Juntos Estrella e Niño já haviam gravado Minha, de Francis Hime, em 2006.
No disco que finalmente apertas esses laços, o encontro de culturas não procura fusões. Estrella e Niño levam a poesia e os ritmos brasileiros para a tradição cultural espanhola. O resultado é belíssimo em números como Manhã de carnaval, Carinhoso, Rosa e Se todos fossem iguais a você. Ponto alto do disco, a versão de Dança da solidão é sublime com o balanço do samba de Paulinho da Viola.
O olhar espanhol mostra um respeito ao cancioneiro brasileiro que muitas vezes não se vê aqui. A beleza do violão flamenco e a interpretação, ao mesmo tempo delicada e forte, mostra intimidade com as cores do Brasil. Amor em paz é uma declaração de amor emocionada.