Gravado clandestinamente, o histórico show Direitos humanos no Banquete dos Mendigos ganha pela primeira vez edição com seu registro completo. Organizado por Jards Macalé e o poeta Xico Chaves em dezembro de 1973, o show rendeu um álbum duplo em 1979 e agora vira uma caixa com três CDs pelo Selo Discobertas.
A idéia original de Macalé era fazer um show em benefício próprio, como conta em texto publicado no encarte do CD. Procurando local e convidando seus amigos, acabou fechando parceria com a ONU e o MAM carioca. Sem nenhum ensaio o show intercalava um elenco de grandes estrelas e leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completava 25 anos. Driblando a censura do governo militar o engenheiro de som Maurice Hughes gravou toda a apresentação. O disco, a princípio vetado, teve seu lançamento apenas em 1979.
A nova edição é um documento histórico daquela noite. Os tapes originais, guardados todos esses anos por Macalé, foram recuperados. No primeiro CD passam apresentações de Paulinho da Viola, Edu Lobo, Jorge Mautner, Johnny Alf e Gonzaguinha. O segundo traz Luiz Melodia, Raul Seixas, o grupo Soma, Edison Machado e o encontro de Chico Buarque com o MPB4. O terceiro volume tem Milton Nascimento, Jards, Pedro dos Santos, Dominguinhos e Gal Costa.
Em tempos de ditadura militar uma multidão se reuniu no MAM para assistir o espetáculo que se tornou um ato de resistência. Paulinho da Viola tocou sua Roendo as unhas. Gonzaguinha colocou no repertório Palavras e Desenredo. Chico Buarque brinca com a censura e diz “Estou desfalcado do meu repertório”. Acrescenta que gostaria de cantar Vai trabalhar vagabundo mas improvisa um trecho da então inédita Jorge Maravilha para delírio da plateia.
Por seu elenco de estrelas e contexto histórico, o disco se tornou um clássico. Um ato político reunindo grandes nomes e artistas visados pela ditadura. Desacatando e provocando o governo militar, O Banquete dos Mendigos é capítulo importante que mostra uma época que a cultura brasileira buscava abrir mentes contestando a política e os costumes.
Muito bacana o programa do Charles! Resgates incríveis! Parabéns por tratar tão bem nossa Cultura!