Com estilo livre o compositor, cantor e poeta Sylvio Fraga lança seu segundo álbum, dessa vez com um quinteto (o anterior era com um trio). Assinando o trabalho como Sylvio Fraga Quinteto, o álbum Cigarra no trovão tem edição física pelo selo Panda-Peri.
Enfatizando a criação coletiva, as treze canções autorais (das quais cinco trazem apenas assinatura de Sylvio) são resultado de um trabalho em grupo desenvolvido em ensaios três vezes por semana. Os arranjos fogem de rótulos prontos, procurando um caminho próprio com resultado instigante. Ao lado de Sylvio (voz e violão) estão Bruno Aguilar (baixo), José Arimatéia (trompete), Lucas Cypriano (piano) e Mac Willian Caetano (bateria).
Simultaneamente ao CD, Sylvio lança também seu novo livro de poesias, Cardume. Juntando as duas obras, o artista pretende viajar o país em um evento itinerante juntando música e literatura de forma inovadora.
Criativo, Cigarra no trovão é um álbum para ser ouvido com atenção. Não se encaixa em rótulos mas também não propõe a busca gratuita e forçada pelo novo. A música soa agradável e instigante, prendendo atenção do ouvinte.