Arquivos

O swing do Clube do Balanço

É fácil definir o grupo paulistano Clube do Balanço: a banda entrega exatamente o que o nome promete. Seguindo a tradição brasileira do samba-rock e outros swings, o Clube chega a seu quarto CD com o álbum Menina da janela, lançamento da Yb Music.

O repertório é todo autoral, e nasceu em ensaios semanais com presença de fãs e amigos em um teatro paulistano. O grupo armava seus instrumentos na plateia e deixava o palco aberto para quem quisesse dançar. Convidado para produzir o disco, Jesus Sanchez teve a missão de garantir que a atmosfera das festas/ensaio chegasse ao estúdio. A solução foi gravar com todo mundo junto, praticamente ao vivo, deixando pouco para ser feito e acrescentado depois.

Abrindo o baile, o grupo/orquestra põe todo swing na instrumental E la nave vá. Depois do esquenta entram os cantores Marco Mattoli e Tereza Gama, se revezando nas músicas. O clima do grupo remete aos bons balanços da Black Rio, de Benjor, Bebeto, Simonal e Dóris Monteiro. “Traz pra mim teu samba / Que meu rock tá cansado de dar dó”, cantam em , de Marco e Roberta Gomes. As composições próprias abrem espaço para parcerias com Nei Lopes (Time contra) e o guitarrista Luis Vagner (Menina da janela). Fechando o álbum mais um tema instrumental, Don Bocato em reverência ao trombonista.

Mas ouvindo o disco a menina certamente sai da janela. “No canto do olho a menina dança”, como diz a letra sucesso dos Novos Baianos. Com ritmos contagiantes e irresistíveis, o Clube do Balanço entrega a festa pronta e soma novidades a um estilo que é black, é soul, mas é brasileiríssimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *