Um dos maiores cantores de sua geração, Zé Renato tem o início da carreira revisto na caixa Anos 80, que o pesquisador Marcelo Fróes produziu por seu selo Discobertas. A coleção com quatro CDs traz os dois primeiros discos de carreira e outros dois juntando raridades.
Mesmo associado aos vocais afinadíssimos do Boca Livre, Zé Renato manteve em paralelo uma carreira solo com bons discos. O primeiro é Fonte da vidade 1982, quando ainda assinava José Renato e já vinha do inesperado sucesso do grupo vocal que vendeu mais de 100 mil cópias de um disco independente. Nessa estreia solo Zé Renato deu vasão ao repertório próprio assinando parcerias com Cacaso, Xico Chaves, Juca Filho, Claudio Nucci e Vital Lima. Dois anos depois trouxe Luz e mistério com acento mais pop porém sem nunca deixar cair a qualidade.
Além desses dois álbuns iniciais, Marcelo Fróes reuniu raridades em dois volumes. O primeiro traz um compacto duplo lançado pelo conjunto vocal Cantares em 1978, incluindo a primeira versão de Toada, nessa época batizada como Na direção do dia. A música, parceria de Zé com Claudio Nucci e Juca Filho, viria a ser um dos grandes sucessos do Boca Livre anos depois. O CD ainda traz dobradinhas com Mario Adnet e Alberto Rosenblit e até um delicioso dueto com Fátima Guedes. O segundo volume de raridades junta Zé Renato a Tom Jobim em duas faixas gravadas para a trilha sonora da minissérie O tempo e o vento, além de músicas com Olivia Byington, MPB4 (a bela Papo de passarim), Paulo Tapajós, Claudio Nucci entre outros.
A caixa organiza o início de carreira de Zé Renato e valoriza sua obra. Em paralelo as constantes e concorridas reuniões do grupo vocal, o cantor segue bela carreira solo sem descuidar da qualidade de seus projetos, fazendo uma discografia importante e valiosa.