Festejada no circuito jazz internacional, Rosa Passos lança seu primeiro álbum ao vivo. Gravado em setembro de 2014 no Uruguai, o CD Rosa Passos ao vivo ganha edição pela Biscoito Fino com a bossa da cantora.
No palco, Rosa Passos (voz e violão) está ao lado – e não apenas acompanhada – de Lula Galvão (violão), Celso de Almeida (bateria), Paulo Paulelli (baixo) e José Reinoso (piano). O grupo traz no repertório 14 músicas brasileiras – todas já bem conhecidas, já com diversas gravações. Mas aqui com uma luz diferente.
Sem precisar desconfigurar, Rosa Passos é corajosa para recriar as músicas – e faz isso parecer extremamente simples. A maneira como transforma Verbos do amor comprova. Assim como o balanço que põe em Meu bem, meu mal, e assina seu nome com cadência em Deixar você. Ela faz isso o tempo todo. Quem precisa de uma grande orquestra para cantar Emoções? Basta seguir o violão de Rosa para viver esse momento lindo.
Entrando no terreno da bossa segue um renovado Só danço samba com outro suingue, outro tempo, outra divisão. Tente acompanhar o duo da cantora com baixo. Ela brinca à vontade no repertório de Djavan – a quem já dedicou um álbum – em A Ilha, Capim e Maçã. Sobe à seu jeito a Ladeira da preguiça de Gil. Inteligente, surpreendente.
Enquanto a mídia no Brasil segue preocupada com as novas roupas e declarações vazias de seus jovens ídolos, Rosa Passos leva – e eleva muito – a bandeira de um país que segue conhecido por seu altíssimo nível cultural e artistas geniais.