Em sua segunda incursão pelo mundo do samba, Maria Rita apresentou o ótimo álbum Coração a batucar, que agora ganha edição especial. Nesse novo formato, a Universal Music soma ao CD um DVD gravado ao vivo no estúdio com nove faixas, oito das quais do repertório do álbum.
Lançado em abril de 2014, o disco faz ponte com o álbum Samba meu, lançado pela cantora em 2007 com grande sucesso. Mas ao mesmo tempo Maria Rita mostra mais propriedade, saindo do clima de festa do primeiro e caindo num ambiente mais jazz – praia que navegou em seus dois primeiros e ótimos discos. Um ano depois o novo produto pode soar redundante para quem já adquiriu a edição original. Mas o aperitivo de pouco mais de 30 minutos pode fisgar os fãs e ouvintes que ainda não se renderam ao excelente álbum.
Gravado em outubro de 2014 no estúdio Na Cena, em São Paulo, Maria Rita volta a números do disco que a essa altura já ganharam novo peso no palco. Traz Meu samba, sim, senhor em que abre as portas e se insere sem cerimônia no ritmo: “Mais uma vez / Aqui estou / Não vou negar / Eu vou representar com todo meu amor / Cantando por aí / Levando a alegria pro meu povo”.
Ainda volta a Rumo ao infinito, Abismo, Mainha me ensinou, Fogo no paiol, Saco cheio, Bola pra frente e É corpo, é alma, é religião. Curiosamente Coração a batucar, que dá titulo ao álbum, faz parte do repertório de um CD anterior, lançado sem muito alarde em 2011 para encerrar seu contrato com a Warner Music. O DVD ainda inclui clip da música Bola pra frente, gravado com o maestro Letieres Leite e seu projeto infanto-juvenil Rumpilezinho.
O novo produto – edição de luxo – fica no meio do caminho entre o CD de estúdio e o DVD completo que certamente virá na sequencia. Aquecendo o mercado e movimentando os fãs da cantora, o kit tem seu valor musical e mostra a evolução do repertório para o palco, mesmo que em ambiente intimista.