Arquivos

Sons de raiz por Jurema

Cantora e historiadora baiana radicada em São Paulo, Jurema apresenta seu segundo álbum. O delicioso e rico CD Mestiça, lançado pelo selo Saravá Discos, tem participações de Chico César, Lenna Bahule, Letieres Leite, Tiganá Santana e Zeca Baleiro.

Com sonoridade particular e artesanal, Jurema usa a voz delicada para ligar tradições da África e do Brasil, costurando com linha fina referências da mata e ritmos do interior. Em um trabalho antropológico/artístico (não necessariamente nessa ordem de importância), o canto de Jurema faz par com percussões (e também cordas e programações) para criar esse ambiente musical.

Essa busca de sonoridades se reflete nos pares que Jurema selecionou para seu disco, com produção dividida entre Marcos Vaz e Cássio Calazans. A lista inclui compositores como os baianos Tiganá Santana, Roberto Mendes, Elomar e a mexicana Patrícia Hidalgo. O maestro baiano Letieres Leite assina os arranjos de metais de Maxixe nagô enquanto a cantora moçambicana Lenna Bahule assina arranjo e percussão corporal em Imbuzeiro, que tem participações de Chico César e Tiganá Santana. Zeca Baleiro aparece no final do disco dividindo vocal com a cantora em Chula no terreiro, composição de Elomar.

Juntando referências, cruzando histórias e buscando novidades Jurema fez um disco de raízes fincadas mas de satélite antenado com o mundo. Mestiça tem ponto de partida e sabe bem de onde vem. E, mesmo por isso, não vê fronteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *