Arquivos

Uma orquestra do Tio Samba

Em tempos de formações enxutas e auxílios da eletrônica, o grupo Tio Samba se apresenta com 12 integrantes como uma verdadeira e tradicional orquestra. Só que de samba. E é assim que chegam ao primeiro DVD – lançado em kit junto com CD – batizado como Show, lançado pela parceria do selo Fina Flor com Des Arts.

A formação inclui os tradicionais instrumentos de corda (violão e cavaquinho) e percussão, mas também soma um naipe de sopros. A direção musical da turma fica com Fabiano Segalote, que no palco toca trombone. As vozes ficam a cargo de Carlos Mauro (criador e diretor artístico do grupo) e Luciana Lazulli. São eles que, sempre com humor, cantam repertório que mistura compositores clássicos e boa produção própria seguindo no mesmo clima.

O show, gravado em julho de 2013 no Teatro Sesi (centro do Rio), tem direção dividida entre a produtora Ana Charret e o jornalista Alexandre Silpert. Com sonoridade que remete aos sambas das décadas de 30 e 40, o grupo traz boas inéditas compostas por Carlos Mauro para o terceiro e mais recente álbum. Entre elas traz A sonhadora e o jacaré (parceria com Maria Luiza Ocampo e Sérgio Barros, que virou divertido clip inserido nos extras), Morte súbita (com Thiago Cunha) e Falatório das meninas (com Solange Mezabarba).

Entre as releituras o Tio Samba faz um desfile especial em homenagem a Carmem Miranda, a quem o grupo dedicou seu segundo disco. Do repertório da Pequena Notável aparecem sucessos como Cozinheira granfinaDisseram que eu voltei americanizadaNa batucada da vida e No tabuleiro da baiana. E até músicas menos lembradas dela como Fon fon (gravada pela cantora em dueto com Silvio Caldas) e Perdi minha mascote.

A orquestra também divide o palco com convidados especiais. Diogo Nogueira se junta a Luciana em Bela cigana, de João Nogueira e Ivor Lancelloti. O cantor e compositor pernambucano André Rio está com Carlos Mauro em É preciso discutir, composição de Noel Rosa gravada originalmente em duo por Francisco Alves e Mário Reis. O trio vocal Mulheres de Máscara (formado pelas cantoras Flávia Dantas, Julieta Brandão e Nina Wirtti) aparece em Escolho a mim, de Carlos Mauro e Maria Luiza Ocampo.

Com humor e alegria, o Tio Samba leva a sério a cadência do samba clássico. O DVD mostra que a tradição desses sambas está viva e, sem saudosismo, vestida para ter seu lugar na festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *