Arquivos

Violões do Maogani para Ernesto Nazareth

O Quarteto Maogani lança seu quinto trabalho em dezenove anos de história. No novo CD o grupo faz releitura de dozes músicas pouco conhecidas da obra do compositor Ernesto Nazareth. Com produção e arranjos do próprio grupo, Pairando tem lançamento pela Biscoito Fino.

Os 150 anos do autor de Odeon, comemorados em 2013, estão rendendo releituras inusitadas. Tem repercutido bastante no exterior o CD em que Antonio Adolfo recria composições de Nazareth em sua praia de jazz. Agora chega o prestigiado Quarteto Maogani que traz para seus violões a obra composta pelo pianista carioca.

O grupo optou por um caminho que busca músicas pouco conhecidas. Esse baú vem da pesquisa promovida por Paulo Aragão, membro do grupo e idealizador do site Ernesto Nazareth 150 anos, publicado pelo Instituto Moreira Salles. O conteúdo enriquece o álbum que traz notas com apresentações das músicas apresentadas e a ritmos utilizados por Nazareth como tango brasileiro, polca, tango de salão, fox-trot, tango medidativo e valsa.

Além de Paulo Aragão (violão de 8 cordas), o grupo também é formado por Carlos Chaves (violão requinto), Sergio Valdeos (violão de 7) e Marcos Alves (violão). Pairando é o primeiro trabalho do Maogani dedicado a obra de um compositor específico. Mas não desvia da proposta original de estabelecer um diálogo criativo entre violões quebrando a barreira entre o popular e o erudito.

O novo álbum revela com beleza e criatividade músicas esquecidas de Ernesto Nazareth. Ao mesmo tempo apresenta a obra do pianista em novas leituras para violões. Pairando é tributo que respeita a tradição sem deixar de acrescentar novidades a uma obra que já soma quase três mil gravações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *