Depois de João Nogueira e Martinho da Vila, Zeca Pagodinho é o novo homenageado na série Sambabook, projeto do selo Musikeria dessa vez em parceria com o ZecaPagodiscos. O repertório do artista é revisto por 27 artistas no especial que é editado em DVD, Blu Ray e CD duplo – além de um livro. A realização dessa empreitada contou com patrocínio do Itaú, da Petrobrás e da Prefeitura do Rio.
A lista de convidados é eclética. Começa com a presença de Gilberto Gil, sensacional em Não sou mais disso, passa por surpresas como Frejat (Brincadeira tem hora), Emicida (ótimo em Bagaço da laranja, com direito a rap no início) e Marcelo D2 (Quem é ela). Cantoras que estão sempre perto do samba também aparecem com destaque como Roberta Sá em Mutirão de amor e Maria Rita, excelente em Alto lá.
Mas se o papo é samba a seleção traz a nobreza de Alcione em Ter compaixão, e a madrinha Beth Carvalho, descobridora de Zeca, com Lama nas ruas. Tem baluartes como Martinho da Vila (Faixa amarela), Almir Guineto (Em nome da alegria), Arlindo Cruz (Se eu for falar de tristeza) e Jorge Aragão (Termina aqui). E também convida novos nomes do samba como Mariene de Castro (Lua de Ogum), Nilze Carvalho (Já mandei botar dendê) e Dudu Nobre (SPC). Grande momento é o encontro da bela voz de Diogo Nogueira com o incrível bandolim de Hamilton de Holanda em Lente de contato.
O final do programa traz o encontro virtual de Zeca com todos os convidados em Camarão que dorme a onda leva. O número é curioso mas por ter sido gravado individualmente e colado posteriormente, acaba artificial. Mais bonito é o Pot-pourri em torno de Zeca, que junta Rildo Hora com a Orquestra Furiosa, regida por Nailor Proveta, como bônus.
Os arranjos, assinados por Paulão 7 cordas, são bem em cima das gravações originais mantendo o clima descontraído do samba. Assim como também é a deliciosa participação do homenageado, que apresenta as músicas contando a história das composições. Animado com a realização do projeto, o making of revela que Zeca acompanhou com alegria a gravação dos colegas.
O que nasce no fundo de quintal pode perder magia quando é formalmente enquadrado. Mas a festa em torno de Zeca Pagodinho é alegre. Melhor título da série, a frieza dos registros em estúdio aqui é minimizada já a partir do repertório feliz. Para dar o play e curtir.