A música e o cinema sempre estiveram em paralelo na carreira do compositor Sérgio Ricardo. Essa relação ganha um novo documento no registro ao vivo do show “Cinema na música de Sérgio Ricardo”, lançado em CD e DVD pela Biscoito Fino em parceria com o Canal Brasil.
O projeto é idealizado e conduzido pela cantora Marina Lutfi, filha de Sérgio Ricardo. É ela quem conduz o espetáculo familiar, que também traz Adriana Lutfi (vozes) e João Gurgel (voz e violão). No show, gravado ao vivo no Teatro da UFF em Niterói, o artista recebe convidados como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dori Caymmi e João Bosco em um roteiro que expõe a relação do artista com as duas formas de arte.
O repertório passa pela trilha sonora que compôs para filmes como “Deus e o diabo na Terra do Sol”, clássico do cinema novo com direção de Glauber Rocha. Dirigido pelo próprio compositor, “A noite do espantalho” , de 1973, traz dois nomes de seu elenco. Alceu Valença (protagonista do filme) aparece em “Canção do espantalho” e divide com Geraldo Azevedo “Tema da posse (Noite de luar)”. Dori Caymmi aparece em “Barravento” (inspirada no filme de Glauber Rocha) e João Bosco em “Zelão” (sucesso que batizou um curta de Sérgio Ricardo em 2004).
O show tem projeções dos filmes e trilha executada ao vivo. Nesse roteiro entre música e cinema o artista – que também é artista plástico e escritor – junta duas de suas formas de expressão.