O baterista e compositor Alfredo Dias Gomes lança “Solar”, seu 11º álbum solo. Com mais de 40 anos de carreira Alfredo acumulou experiência como músico ao lado de artistas como Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Lulu Santos e Heróis da Resistência. Em 1985 começou a desenvolver seu trabalho solo com o lançamento de um compacto, mas foi a partir da década de 90 que passou a se dedicar mais e ter lançamentos constantes.
No novo álbum Alfredo apresenta 8 composições próprias. Além de tocar bateria nesse trabalho também gravou os teclados e os baixos. Ao seu lado apenas Widor Santiago com sax tenor, sax soprano e flauta. Assim “Solar” é um disco que mostra exatamente como nascem suas composições em seu estúdio caseiro. O com traz o jazz com vigoroso sotaque brasileiro, chegando até a cair no samba.
A curiosidade no repertório fica no resgate de duas músicas que escreveu para a obra de sua mãe, a escritora Janete Clair. “Viajante”, que abre o novo álbum, é uma composição de 1980 feita para a novela “Coração alado” e na época foi gravada por Dominguinhos. Já “El toreador” é de 1993, feita para a peça escrita por Janete com o mesmo título.