Arquivos

Aquiles Reis lança projeto juntando literatura e música para ninar

Um dos fundadores do MPB4 e colunista musical em diversos veículos no Brasil e exterior, o cantor Aquiles Reis aproveitou o recesso de shows causado pela pandemia para colocar na rua um antigo projeto, “Toda canção é de ninar”. Nessa nova empreitada Aquiles junta contos que havia escrito com músicas que canta a capella, como ninou seus filhos e netos.

 

Aquiles escreveu a série de contos “‘Os pensos’ de Zé Maria Lindóia”, histórias do cotidiano de um menino que tem um pai que canta clássicos da música brasileira para ele dormir. Esse repertório casa com as músicas que Aquiles já havia gravado a capella para um projeto nunca lançado, mas que tem força para seguir sozinho para as plataformas digitais de tão original e bonito.

 

Juntando os dois, Aquiles aparece no vídeo como um simpático leitor de histórias, contando sua própria obra. No final entra a voz que o Brasil já conhece há mais de 55 anos de uma maneira diferente. “Ele canta baixinho, quase sussurrando, numa levada lenta, sem o ritmo original da música… pode ser baião, samba… qualquer coisa”, entrega o artista colocando o personagem em terceira pessoa.

 

Nos três primeiros capítulos já publicados (quinzenalmente nas páginas do MPB4 no Facebook e no Youtube), Aquiles aplica essa fórmula delicada e mágica para músicas de Gilberto Gil e Capinam; Nelson Cavaquinho e Elcio Soares; e Caetano Veloso.

 

Os vídeos são editados pelo compositor Sonekka e ganharam tema original de Pedro Reis, filho de Aquiles e membro da banda que acompanha o MPB4. Disponibilizado gratuitamente na internet o projeto conta com colaborações voluntárias do público, que podem ser feitos a partir de QR code publicado no vídeo ou pelo link https://pag.ae/7Wn1whF2P.

 

O privilégio de ser ninado por histórias e canções de um artista que marcou a história da música brasileira agora vai além da família dele. “Toda canção é de ninar” é projeto para crianças e adultos, apostando na delicadeza para divertir e emocionar.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *