Arquivos

Barbara Mendes canta a obra de Tito Marcelo em novo álbum

Cantora nascida em Minas mas criada no Rio, Barbara Mendes lança seu oitavo CD, “Orgânico”. Para esse novo trabalho Barbara  fez a seleção de repertório em casa, optando por se focar na obra do compositor pernambucano Tito Marcelo, seu companheiro. O álbum ganhou produção e arranjos de Victor Biglione, que optou por uma sonoridade contemporânea que pulsa verdade nas onze faixas inéditas.

Barbara anunciou o disco com o lançamento do single “Recalques” no início de março. Duas semanas depois o álbum nasceu por inteiro, ampliando o conceito do trabalho e a visão da obra de Tito. O disco abre com “Respiração”: ” Dispersão da era / De seres imersos em solidões modernas / Sofrendo isolados pensamentos frágeis / Que fazem perder respiração”. E segue com boas surpresas que merecem atenção.

No álbum a cantora é acompanhada por uma banda base enxuta formada pelo próprio Vitor (violão de aço, guitarra e baixo) e Roberto Alemão (bateria e percussão) além de participações pontuais. Tito Marcelo aparece com voz em “Degelo” e traz seu violão em “Recalques”. A gaita blue de Flávio Guimarães sola em ‘Por onde passa o sol”, enquanto Marcos Nimrichter toca teclado em “Feras raras” e “Águas más”.

Com três álbuns lançados cantando a própria obra, Tito Marcelo vê sua obra ganhar nova vida no caprichado álbum estrelado por Barbara. Ela é cantora experiente, que acumula forte carga de teoria e estudo, mas sem nunca tirar a respiração e transpiração da frente. Com ela a técnica está a serviço da artista, e nunca ao contrário. Sua interpretação já conquistou fãs e parceiros como Djavan, Flávio Venturini, Ivan Lins e Eumir Deodato entre outros.

Ao mesmo tempo que busca em casa seu repertório, Barbara dá passos para o exterior. A cantora, que já carimbou passaporte por diversos palcos do mundo – incluindo onze turnês e um álbum ao vivo na Grécia – gravou um álbum cantando versões em inglês para a obra de Roberto Menescal para lançamento na Europa. Seus passos recentes também chegam ao disco da cantora equatoriana/americana Cristina Morrison, participando de três faixas.

No novo álbum brasileiro Barbara junta um repertório inspirado e inusitado a uma sonoridade que pulsa verdadeira e natural.  Fora das regras de mercado e apostando no essencial, “Orgânico” cumpre o que o título promete e entrega ainda mais.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *