Arquivos

Ceumar junta artes para uma viagem ao desconhecido

O isolamento por causa da pandemia do coronavirus inspirou a cantora e compositora mineira Ceumar a criar uma obra de arte que vai além da música. “O salto”, publicado nesse domingo no canal da artista no Youtube, mistura vídeo-arte e poesia para falar sobre os medos e incertezas que o mundo vive desde 2020.

 

A música de Ceumar – normalmente solar, iluminada pelo brilho de sua voz límpida – aqui aparece na trilha sonora de um vídeo sombrio, cheio de incertezas, mas vestido de coragem. Ela aparece entoando os versos “A terra em silêncio revela-se um ponto em mutação / Nenhum de nós aqui será o mesmo / Sem medo, saltemos, então … “. A música foi escrita em março, no início da pandemia, quando o mundo ainda tinha mais perguntas do que respostas.

 

Ceumar, que estava no interior de Minas, mandou a deixa para o poeta Caco Pontes, em São Paulo. Ele devolveu um poema que conversa com a música: “tudo que se pode viver / ainda é porvir / enquanto colapsa / o planeta em convulsão / uma luz no fim do túnel  / da nossa serena prisão”.

 

Terceiro vértice dessa história, a videomaker Manoela Rabinovitch sugeriu somar imagens produzidas pelos próprios artistas, material filmado por ela e registros da Nasa – tudo em preto e branco, escuro, andando nas sombras. Amarrando todas as ideias, Tiê Coelho entrou em cena com edição do áudio.

 

O espírito de colaboração à distância – muito desenvolvido desde o início do isolamento – junta todos na mesma ideia, numa mesma proposta: um mergulho na arte. A obra audiovisual – que em tempos normais poderia ser exibida como uma instalação multimídia  – foi contemplada com o edital RespirArte, da Funarte, e estreou na reta final de janeiro de 2021, mesmo dia em que no Brasil a esperança renasceu em forma de vacina.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *