Dupla brasileira que fez história nos palcos da Europa, o Les Étoiles terá sua história contada em livro que está sendo preparado por Jorge Caê Rodrigues e Djalma Thurler. Os pesquisadores já estão há um ano coletando informações e casos sobre a trajetória da dupla formada por Luiz Antonio e Rolando Faria.
Formada por dois artistas brasileiros negros e gays, o Les Étoiles estreou em Barcelona em 1974 e fez grande sucesso em Paris – cidade que também acolheu e aplaudiu os brasileiros do Dzi Croquetes. De lá partiram para apresentações por toda Europa.
A dupla se apresentava com figurino feminino e atitude andrógena cantando um repertório cheio de suingue brasileiro de autores como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Ivan Lins, Joyce Moreno, Milton Nascimento e Vinicius de Moraes entre outros. O primeiro álbum gravado é de 1976, seguido por outro no ano seguinte e muitos shows pela Europa. O Les Étoiles seguiu em cena e gravando até 2001, quando o paulista Luiz Antonio morreu. Rolando seguiu carreira solo, vindo a falecer esse ano.
Para o livro os pesquisadores já contam com depoimentos de Lucinha Lins, Ciro Barcellos, Gilson Peranzetta entre outros. Os autores também têm a colaboração da cantora Leila Maria.
O livro sobre o Les Étoiles tem previsão de lançamento para 2022.