“Queira ou não queira o samba é o meu lugar”, garante João Cavalcanti na segunda faixa no EP “Samba mobiliado”, que lançou pelo selo MP,B com distribuição da Som Livre. As seis músicas – gravadas ao vivo no estúdio da Som Livre no Rio – ganharam também vídeos dirigidos por Maria de Médices e disponibilizados no Youtube.
“Queira ou não queira”, parceria de João com Alaan Monteiro, foi gravada originalmente pelo Casuarina, grupo que teve João Cavalcanti como vocalista durante 16 anos de enorme sucesso na Lapa carioca. Dessa fase João também retoma outras duas composições suas: “Quando você deixar” e “Ponto de vista” (parceria com Edu Kriger).
Desligado do grupo há dois anos, João já vinha dando asas a vôos solo desde 2012 quando lançou o elogiado CD “Placebo”. Sem perder – de fato – a conexão com o samba nesses anos João expandiu sua música em projetos como incrível “Garimpo”, que toca ao lado do multi-instrumentista Marcelo Caldi. Sua veia de compositor ganhou fôlego abrindo nobres parcerias com Joyce Moreno, Zé Renato e Jorge Drexler.
No conceito do EP, “Samba mobiliado” de uma forma é um retorno ao samba. Mas retorno de quem nunca se afastou. João é nome recorrente nas rodas mais badaladas do Rio e segue fazendo shows próprios e aumentando o – excelente – repertório autoral. Nesse EP apresenta duas inéditas dessa lavra: “Moleque” e “Nó” (parceria com Thiago da Serrinha). Fecha o álbum o encontro familiar com seu pai, Lenine, em “Bicho saudade”, parceria dos dois.
Excelente cantor e compositor muito especial – sua obra revela pérolas incríveis, tesouro bem lapidado que merece mais atenção – João Cavalcanti lembra nesse EP que sua bandeira está no palco do samba, na roda da festa. Mas não de uma maneira fácil e rápida. João tem o raro dom de transitar entre dois mundos: sua música tem a delicadeza sofisticada, esculpida com cuidado, e ao mesmo tempo o poder de fazer a festa para multidões. “Samba mobiliado” deixa claro esse espaço construído ao longo da carreira. “O samba é o meu lugar”, garante com razão.
Show de lançamento do EP “Samba Mobiliado” dia 3 de outubro às 21h30 no Dumont Arte Bar (Praça Dantos Dumont, 116 – Gávea – Rio de Janeiro) na estreia do projeto Lapa-Gávea.