O cantor e compositor Juba estreia com o single “Mulher de Ethos”, indie-xote lançado essa semana nas plataformas digitais e também em clip no Youtube. Vivendo entre Olinda e Rio, Juba prepara para esse ano seu primeiro álbum, que será lançado em uma série de EPs.
Bebendo na tradição com um forte pé no presente, “Mulher de Ethos” é parceria de Juba com o guitarrista Veras, parceiros na banda carioca Açucena entre 2013 e 2017. A gravação tem produção musical de Junior do Jarro, também responsável pela execução do baixo, bateria e sanfona de oito baixos. A banda reunida para a gravação traz nomes da nova cena musical pernambucana, como Marcelo Cavalcante (violão), Diego Drão (teclados, sintetizadores e clavinete) e Márcio Oliveira (trompete).
“A sonoridade é uma fusão do moderno com a tradição”, entrega Juba, que destaca o encontro da sanfona de oito baixos com sintetizadores e uso de delays.”Apesar da matriz melódica ser nordestina, a rítmica conversa mais com o reggae. Procuro fugir de pretensões puristas, buscar uma sonoridade universal”, completa.
Filho de Alceu Valença – pioneiro na fusão de ritmos tradicionais do nordeste com novas linguagens – Juba nasceu em Recife e foi criado no Rio, desde cedo se alimentando das mais diversas informações musicais. Como anuncia nesse single sua música mergulha nas origens para conversar com outras frequências.