Os 90 anos do compositor pernambucano Luiz Vieira foram comemorados no palco do Teatro Itália por um time formado por mais de 20 artistas em outubro de 2018. Um ano depois o registro dessa noite ganha edição em CD pela Kuarup Discos. A noite também rendeu a gravação em vídeo para um especial no Canal Brasil, já disponível no YouTube.
O elenco é tão grande quanto variado. Vai desde Daniel (abrindo bem o disco com “Paz do meu amor”) até Zeca Baleiro (em delicioso dueto com Verônica Ferriani em “Na asa do vento”, um dos destaques no álbum). No meio do caminho passam Almir Sater, Maria Alcina, Anastácia, Edy Star, Márcio Gomes, Socorro Lira e Ayrton Montarroios entre outros. A festa/celebração traz assinatura do produtor Thiago Marques Luiz, que se dedica a reverenciar grandes nomes da música brasileira – muitos que não costumam receber flores constantemente como merecem.
A noite de homenagens sofreu dois grandes desfalques. O próprio Luiz Vieira estaria presente cantando mas, como estava se recuperando de uma pneumonia, foi aconselhado por médicos a repousar. Outra grande falta foi Angela Maria, que faleceu dias antes da apresentação e foi homenageada pelos colegas em “Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho)”, número que encerra o álbum reunindo Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo e Moacyr Franco.
O álbum passa pelos grandes sucessos que Luiz Vieira compôs como “Menino de Braçanã” e “Paz do meu amor” com direção musical assinada pelo pianista Alexandre Vianna. A versão física em CD é valorizada por encarte que traz belo texto escrito por Rolando Boldrin.
O esforço de homenagear e festejar a obra de grandes artistas é ato de resistência cultural, especialmente em um país que não valoriza sua história e seus artistas. Em vida Luiz Vieira vê sua obra pulsando em vozes plurais juntas em um projeto tão carinhoso quanto importante.