Depois de ótimos discos seguindo a estética da moderna trupe paulistana, a cantora Mariana Aydar surpreende com o EP “Veia nordestina I”. As três faixas lançadas nesse mês de abril abrem a temporada de 2019 que vai somar outros três lançamentos, até formar o CD completo em outubro. Com patrocínio do Natura Musical, o projeto também conta com um mini-documentário que será apresentado em quatro episódios.
A veia nordestina de Aydar tem pegada eletrônica e moderna, sem abrir mão da qualidade da produção e do repertório – sempre preocupações da artista em seus álbuns. As três faixas misturam o ritmo tradicional com a nova linguagem dos grupos populares na festa do interior versão 2019.
O EP abre com “Veia nordestina”, parceria de Mariana com a compositora pernambucana Isabela Moraes que batizou o projeto e avisa: “Na veia nordestina eu tenho minha visão / Carrego emprestada a força do sertão”. Segue com “Se pendura”, composição de Duani com referências dos carnavais que Aydar passou em Salvador e dos anos que cantou como backing nos shows de Daniela Mercury. Fechando a primeira trinca, em “Forró do ET” busca a benção dos grandes ídolos cantando em duo com Elba Ramalho. A música fecha com um protocolar e reverente bate papo entre as duas.
Esse novo trabalho retoma aos primeiros anos de carreira de Mariana Aydar – que começou a cantar na banda Caruá antes de desenhar sua discografia. Vai surpreender os seguidores habituais de sua música, mas tem força para não decepcionar ninguém depois do primeiro susto. Pra cair feliz nesse forró miscigenado.