O pianista e compositor Hamleto Stamato lança seu nono álbum, “Autoral”, com nove músicas compostas por ele – duas delas inéditas.
No álbum traz músicas com o tempero do jazz brasileiro e um forte pé na gafieira – característica, aliás, que o artista traz da série de discos “Speed samba jazz”, com cinco títulos lançados entre 2003 e 2016.
Entre o samba, a bossa, os ritmos latinos o músico apresenta as inéditas “Lambassa” e “Bodas”. O próprio Hamleto canta em “Cris”, bossa nova que fez para sua esposa. Os outros oito temas são instrumentais, e somam participação do naipe de sopros formado por Marcelo Martins (saxofone), Jessé Sadoc (trompete, flughelhorn), Vitor Santos (trombone); Augusto Mattoso está no baixo e Erivelton Silva na bateria. Para as cordas Hamleto foi buscar na Rússia o som da Petersburg Studio Orchestra, sob regência do maestro brasileiro Kleber Augusto.
Hamleto começou a gravar o álbum em fevereiro de 2020. Vivendo na ponte entre Brasil e Holanda, quando a pandemia foi decretada em março já estava na Europa, onde terminou a produção do álbum de forma remota.
Por mais que sempre incluísse temas próprios em seus discos, o álbum “Autoral” é o primeiro que traz apenas músicas compostas por Hamleto Stamato. Feliz com o resultado, o músico já começa a pensar em uma continuação.