Arquivos

Novas voltas na música de Ceumar

Vinte anos depois de estrear com o álbum “Dindinha”, a cantora e compositora mineira Ceumar apresenta “Espiral”. Seu novo trabalho, lançado pelo selo Circus, segue a roda da música artesanal e delicada da artista. “Espiral” representa um novo momento, uma nova linguagem, mas sem deixar de lado a digital que a artista vem imprimindo em seus trabalhos e suas viagens pelo mundo.

Uma composição do genial artista – também mineiro – Sérgio Pererê abre o disco: “Tô aqui”, anuncia a voz doce Ceumar. Toda sua trajetória é assim, com jeito mineiro de conquistar: passo a passo, de mansinho, mas sempre presente oferecendo boas prosas e banquetes musicais para o mundo. Sem ostentação, sem procurar inventar novidades – seguindo a alma. A receita que trazia pronta há vinte anos é a mesma, sua essência musical. A espiral segue evoluindo, dando frutos,  mas sempre passando pelo ponto de partida, a raiz. “Eu vinguei, revivi”, (en)canta.

A direção artística de César Lacerda – também mineiro – aponta uma Ceumar contemporânea, falando de sua aldeia para se comunicar com o mundo. Essa comunicação é fácil e direta, ao mesmo tempo elaborada e sofisticada. Nesse álbum a artista traz parcerias com o próprio César, com o pernambucano Juliano Holanda, com a artista galega Uxía, com os mineiros Madhav Bechara e Lauro Henriques Jr.

De casa Ceumar traz uma surpresa especial: o compositor de “Looking for a place” é Tiê Coelho Todão, filho da artista, que estreou em sua primeira gravação em estúdio ao lado da mãe e de Cesar. Outras participações valiosas passam pelo álbum: a violonista Josyara está na recriação de “Espiral de Ilusão”, composição de Criolo. Cátia de França e Déa Trancoso entram no clima oriental com Ceumar em “Todas as vidas do mundo”, de PC Silva. O piano de Nelson Ayres aparece – como de costume – sublime dançando com a voz de Ceumar em “O sal dos seus olhos”, composição dela.

Nos últimos vinte anos Ceumar vem encantando e surpreendendo disco a disco, show a show, música a música. Sempre criteriosa e perfeita em seus bordados musicais, esculpe verdadeiras obras de arte. A música silenciosa que grita um brilho único. O mais bonito do Brasil se ouve quando Ceumar canta suas prendas para o mundo.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *