Arquivos

O encontro marcado de Fabiana Cozza e Dona Ivone Lara

Duas grandes artistas que tinham um encontro marcado no samba. As composições de Dona Ivone Lara ganham abrigo confortável na voz da incrível cantora paulistana Fabiana Cozza. Sétimo álbum de sua carreira, “Canto da noite na boca do vento” – título tirado de verso do clássico “Sonho meu” – ganha edição pela Biscoito Fino finalmente selando essa relação.

A – acertada – escalação de Fabiana para o papel principal em um musical sobre a compositora causou polêmica com ativistas do movimento negro. Fabiana se recolheu, abriu mão do papel mas se manteve próxima, se apropriou do repertório com entrega e amor. “Dedico este trabalho à inesquecível Dona Ivone Lara, que me encheu os olhos e o canto de poesia e doçura”, agradece na contracapa do álbum. Fabiana conviveu, gravou e dividiu palco com Dona Ivone.

Aqui o repertório não se pauta apenas por sucessos, mas eles estão lá. Pelo disco passam parceiros como  Délcio Carvalho, Jorge Aragão, Mano Décio, Arlindo Cruz, Nei Lopes, Silas de Oliveira,Bacalhau, Paulo César Pinheiro e Hermínio Bello de Carvalho. Esse último também assina, ao lado de Vidal Assis, a única inédita do álbum: “A dama dourada”, que ganhou participação do sax de Nailor Proveta. “Ao cantar / Eu chego onde minh’alma sabe ser feliz”, entrega.

“Foram me chamar, eu estou aqui o que é que há”. Maria Bethânia volta a cantar os versos de “Alguém me avisou”, agora em duo com Fabiana. Já Péricles é convidado em “Adeus timidez”. A voz de Fabiana entra quase a capella (apenas com a percussão discreta de Douglas Alonso) iluminando “Meu samba é luz, é ceu é mar”. Durante todo o disco Fabiana evita excessos e opta por destacar letras e harmonias. Mesmo quando se aproxima da formação mais tradicional do samba não perde de vista sua bela missão de valorizar as composições de Dona Ivone Lara. Fabiana é hoje a voz mais apropriada para esse projeto. A beleza do álbum, que tem direção musical de Alessandro Penezzi, não deixa dúvidas.

A lamentável – e com contornos agressivos –  polêmica no teatro pelo menos cumpriu um papel em discutir assuntos importantes. Se o público perdeu a chance de ver Fabiana Cozza em um musical sobre a vida de Dona Ivone Lara, não demorou para que ela abraçasse esse repertório em um show, agora eternizado em CD. Os laços estão aí e são maiores do que qualquer discussão.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *