Quebrando um hiato de dez anos sem gravar, a cantora e compositora mineira Patrícia Ahmaral lança o single com clip da música “Tirania” e prepara dois álbuns para o próximo ano: um com suas composições e outro com músicas de Torquato Neto.
Patrícia iniciou a carreira em Belo Horizonte na década de 1990. Seu primeiro álbum “Ah!”, de 1999, teve produção de Zeca Baleiro. Na sequência lançou “Vitrola Alquimista” (2004) e “Superpoder” (2011). Sua discografia mostra uma artista ligada ao universo criativo de uma música brasileira que não se acomoda em fórmulas prontas e aponta novos e ousados caminhos.
Contextualizada em um país de desigualdades gritantes, valores ao avesso e negacionismo usado como plataforma, “Tirania” traz essa mistura de interesses e referências. A letra propõe a arte como arma para vencer as trevas: “Um arrepio invade agora sua alma vazia / porque vou misturar a invenção de Tom Zé / com a beleza de mil Macalés”. A música ganhou clip dirigido por Lucas Nolasco e gravado de forma remota: a própria artista captou suas imagens em casa.
Aproveitando a retomada da carreira, Patrícia também lança o inédito registro “Ah!Vivo!”, show que comemorou os vinte anos de lançamento de seu álbum de estreia. Enquanto isso viabiliza a gravação do álbum com as novas músicas e o trabalho retomando a obra do poeta tropicalista Torquato Neto, que já cantou em projetos.
O conjunto da história contextualiza a carreira, relembra a carta de intenções de quem tem – muito – o que dizer e estende o tapete para as novidades.