O sensacional Quarteto Maogani lança uma preciosidade de seu baú. O CD “Álbum da Califórnia”, editado pela Biscoito Fino, foi gravado em 2009 nos EUA e tem produção assinada por Sérgio Mendes.
Formado por Marcos Alves, Paulo Aragão, Maurício Marques e Carlos Chaves, o grupo encantou o compositor em 2001, que estava em visita ao Brasil. Desse encontro veio um convite para o Quarteto participar do álbum “Timeless”, e em 2006 coube ao Maogani abrir o show que Sérgio Mendes fez no Hollywood Bowl em Los Angeles. Nessa visita gravaram algumas demos juntos.
O convite para gravar o álbum veio pouco depois. Selecionando o repertório o Quarteto Maogani decidiu pela primeira vez se aventurar pelo canções americanas, mas sempre mantendo sua cara. Assim “The days of wine and roses”, de Henry Mancini e Johnny Mercer, ganhou ares de valsa; “I got rhythm” dos irmãos Gershwin se encontra com “Surfboard” de Tom Jobim; “Easy to love”, de Cole Porter, segue o mesmo caminho jobiniano.
O álbum soma participações especiais. As vozes de Monica Salmaso e Renato Braz aparecem em “Chovendo na roseira”; a percussão de Marcos Suzano está em “Cravo e canela”, “Bananeira” e “Frevo rasgado”, esse também com o bandolim de Hamilton de Holanda. Percussionista brasileiro também radicado nos EUA, Airto Moreira é o convidado em “Cai dentro”.
“Álbum da Califórnia” não desvirtua em nada a belíssima discografia do Maogani. A produção de Sérgio Mendes é uma reverência ao belíssimo trabalho do grupo.