Um grupo formado por 32 artistas se reuniu virtualmente para cantar “Adeus Pantanal”, composição de Itamar Assumpção lançada em 1988. A iniciativa é da cantora e compositora Tetê Espíndola, natural de Campo Grande (MS) e voz original – ao lado do autor e de Alzira E – da música no álbum “Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!!”.
A mobilização dos artistas é um alerta para a atual tragédia e o descaso das autoridades. “Infelizmente enfrentamos um momento desafiador em nosso meio ambiente”, alerta Tetê. “O Pantanal arde em chamas. Unimos nossas energias e fizemos este vídeo coletivo para que todos se conscientizem deste sério problema”, explica a cantora.
Além de Tetê o vídeo, disponível no canal da cantora YouTube, reúne Alzira E, Arnaldo Antunes, Arnaldo Black , Arrigo Barnabé, Bianca Bacha, Bené Fonteles, Caito Marcondes, Carlos Navas, Carlos Rennó, Celito Espíndola, Chico César, Clarisse Abujamra, Dani Black, Duda Brack, Geraldo Espíndola, Gilson Espíndola, Iara Rennó, Jane Duboc, Jerry Espíndola, Lucina, Luz Marina, Manu Saggioro, Marina Peralta, Marta Catunda, Ney Matogrosso, Rolando Boldrin, Sandro Moreno, Sérgio Espíndola, Suzana Salles, Vânia Bastos, Virgínia Rosa e Zeca Baleiro.
A obra de Itamar, construída entre as décadas de 80 e 90, manda diversos recados para o Brasil de 2020. Caso de “Adeus Pantanal”. A nova versão não procura repetir o humor da gravação original, que solta os pássaros da garganta de Tetê. O tom agora é de alerta e preocupação ao cantar os versos do antenado compositor: “Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar a bicharada / E fui pra ver, não vi, que decepção senti / Vi quase nada”.