Arquivos

Zé Renato relê o memorável samba de Orlando Silva

Zé Renato traz belezas do repertório do cantor Orlando Silva no CD “Orlando mavioso”, lançado pelo selo Discobertas.  Show gravado em 2004 no histórico palco do Centro Cultural Carioca, ganha edição digital e física 17 anos depois.

 

Mestre em tributos que trazem sempre sua marca elegante, Zé Renato já dedicou trabalhos a Silvio Caldas, Zé Keti, e mais recentemente a Paulinho da Viola. O raio X da discografia de Zé Renato mostra um dos maiores cantores contemporâneos criando sua própria obra e ao mesmo tempo relendo – com sua digital  – influências, referências musicais.

 

A gravação era apenas para registro – como era costume gravar os shows no CCC. Durante a pandemia Zé Renato encontrou as quatro gravações do show e, impressionado com a qualidade do material, percebeu que tinha um disco pronto. Acompanhado por Marcos Nimrichter (acordeon),  João Castilho (violão e guitarra), Rômulo Gomes (baixo acústico) e Beto Cazes (percussão), Zé Renato passeou por um repertório rico e inesquecível.

 

“Estamos aqui para celebrar o grande Orlando Silva”, anuncia logo ao fim da primeira música. “Vamos cantar para vocês alguns sucessos da época de ouro desse que é considerado um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos”.  O álbum traz músicas gravadas por Orlando Silva entre 1936 e 1942. Nesse espaço curto de apenas seis anos o Cantor das Multidões gravou clássicos como “Nada além”, “Carinhoso”, “Preconceito”, “Aos pés da Cruz”, “Curare” e “Alegria”. Todas presentes no repertório do show de Zé Renato, que ganhou cenário do cartunista Lan. A direção e os textos têm assinatura de Flávio Marinho.

 

Nessas inserções cheias de história entre as músicas, Zé conta que o mesmo CCC onde o show estava sendo apresentado foi um lugar frequentado por Orlando – que tinha mesa cativa no local. Na época conhecido como Dancing Eldorado, o sobrado na Praça Tiradentes era frequentado por diversos artistas e viu nascer muitos clássicos.

 

Uma seleção primorosa, relida pelo cantor adequado e gravado no palco histórico. Presente desse início de 2021, “Orlando mavioso” destaca o fino repertório de Orlando Silva na interpretação cristaliza de Zé Renato, juntando os dois cantores em um espetáculo com a tradição de um período rico – e menos visitado do que merecia – da música brasileira.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *