Arquivos

Marco Bernardo traz clássicos brasileiros em seu piano

Pianista e arranjador paulistano, Marco Bernardo está lançando seu sexto CD, “O pianeiro chorão”. O álbum, gravado em 2008, ganha edição uma década depois pela gravadora Kuarup.

Músico de formação erudita mas com carreira na música popular, nesse álbum Marco mostra sua interpretação rica para clássicos brasileiros de Jacob do Bandolim (“Noites cariocas”), Waldir Azevedo (“Brasileirinho” e “Delicado”), Pixinguinha (“Rosa”) entre outros. O termo “pianeiro” empregado no título tem a ver com esse repertório: era com esse apelido que as pessoas se referiam aos músicos contratados pelas lojas que vendiam partituras para demonstrações comerciais. As partituras eram escritas de forma simplificada para aumentar as vendas, mas os pianeiros davam um jeito de florear com toques pessoais e talento, convencendo o consumidor de que poderiam fazer o mesmo em casa.

“Desde meus estudos de piano foi muito natural que eu desenvolvesse uma leitura própria dos clássicos do gênero, impregnada dos maneirismos dos compositores e intérpretes que tocaram essas peças”, explica Marco em texto publicado no encarte garantindo que dá seu toque contemporâneo sem deixar de respeitar a tradição. “Com exceção de dois títulos, em que prezei pelo material original, todas as peças têm arranjos meus”, entrega apontando que “Expansiva” (de Ernesto Nazareth) foi inspirada em um arranjo do maestro pernambucano Mozart Brandão, e “Branca” (Zequinha de Abreu) tem influência de Hermeto Pascoal.

“O pianeiro chorão” é um delicioso passeio por treze clássicos populares brasileiros.

 

Outras Postagens

2 thoughts on “Marco Bernardo traz clássicos brasileiros em seu piano

  1. Hilda disse:

    Muito bom

  2. Aylton Neles Cezar disse:

    Excelente em qualidade da sekecao musical qto à gravacao. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *