Arquivos

O choro inquieto do Quatro a Zero

O grupo paulistano Quatro a Zero comemora 18 anos de existência com o lançamento do quinto CD “Mesmo outo”, produção independente distribuída pela Tratore.

O grupo segue se reinventando sem seguir regras. O DNA musical é o choro, mas a formação passa longe das rodas tradicionais e conta com Daniel Muller (piano e acordeão), Danilo Penteado (baixo e cavaquinho), Eduardo Lobo (guitarra e violão) e Lucas Casacio (bateria e percussão). Se há 18 anos o grupo seguia as “regras” do ritmo brasileiro, com o tempo foi adicionando ousadia, experiências e encontros.

Foi assim que, durante um show que homenageava Hermeto Pascoal, o próprio músico resolveu subir ao palco e compor uma música na hora. Deu de presente a nova obra para que o grupo desenvolvesse. Assim nasceu “Nós e ele”, parceria de Hermeto com Daniel e Eduardo.

Entre as oito faixas do álbum o grupo traz mais composições caseiras. Eduardo Lobo assina “Rosas, soldado” e “Ferraguttiana”, referência e reverência ao músico Toninho Ferragutti, que ganhou participação de Rogerio Boccato na percussão. Danilo Penteado trouxe “Depois do carnaval” e “Amanhã”, abrindo e fechando o disco. Já Daniel Muller assina “Espiralado”.

Os mestres também estão presentes: Jacob do Bandolim com sua “Receita de samba” e Radamés Gnattali em “Papo de anjo”.

Com a liberdade típica do jazz, o choro do Quatro a Zero respira novidades e permite inovações. Sem perder a essência brasileira, o grupo desfila samba, marcha e outros ritmos. “Mesmo outro” é assim, instigante e inquieto.

 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *