A OCAM (Orquestra de Câmara da ECA / USP) apresenta o álbum “Segredos de Vera Cruz – Música popular brasileira para gaita e orquestra”. Com arranjos e regência do maestro Gil Jardim, o álbum traz repertório popular brasileiro interpretado pela orquestra com participação gaitista italiano Gianluca Littera.
O repertório traz grandes clássicos de Djavan (“Flor de lis”), Cartola (“As rosas não falam”), Edu Lobo e Chico Buarque (“Beatriz”) e Herivelto Martins e Marino Pinto (“Segredo”). A flautista Léa Freire traz sua “Vento em madeira”, faixa em que ela também assina o arranjo. “Vera Cruz”, parceria de Milton Nascimento e Márcio Borges que batiza o trabalho, fecha o disco, que também tem “Beija-flor” (de César Camargo Mariano), “Jongo” (de Paulo Bellinati) e “Nada sem você” (Ivan Lins, Celso Viáfora e Ivano Fossati).
Gravado em 2012, esse trabalho tem origem em 2003, quando Gil Jardim foi convidado para dirigir dois concertos com Gianluca. O músico italiano é uma grande referência na gaita tanto no ambiente da música clássica quanto no jazz. Com participações em trilhas de cinema assinadas por Ennio Morricone, conhece bastante a música brasileira.
O álbum celebra essa parceria e as afinidades. A música popular brasileira em grandiosos arranjos para uma importante orquestra ganham nova roupagem.